escrevendo na web - google plus

Vai publicar no Google+ 
e quer marcar um assunto focado na sua publicação?

Pode colocar uma etiqueta inserindo o caratere '#' seguido de uma palavra ou expressão que identifique esse assunto. Não deve deixar espaço depois do cardinal (#) nem entre palavras (quando usar uma expressão com mais do que uma palavra - por exemplo: #sapatosvermelhos).

Consoante a versão do G+ que esteja a usar, a etiqueta fica automaticamente ativa ou terá que clicar na opção que pretende na lista que lhe surja (como indicado pela seta, na imagem).

Pode utilizar várias etiquetas numa mesma publicação.

O google aceita maiúsculas, acentos e cedilha, mas deve procurar utilizar sempre a mesma forma - se quer criar uma etiqueta para publicações sobre aviões deverá escrever sempre da mesma maneira, como: #avioes (não usar formas diferentes, como: Aviões, aviões, avioes). 

As etiquetas poderão ser colocadas em qualquer posição do texto - ficarão ativas e cumprirão a sua função.



#

conteúdos do blog



Quer uma sugestão sobre como navegar no #etiqueta?
clique em "percurso formativo recomendado"
(no topo da banda lateral direita) 

Para ver os temas abordados
clique nas etiquetas do blog (no topo da banda lateral esquerda)
ou nos títulos das postagens (logo abaixo da nuvem de etiquetas e do "pesquisar" )

Quer jogar um jogo?
veja na banda lateral direita
 

Quer ver exemplos de utilidade das etiquetas?
veja na banda lateral direita

escrevendo na web - facebook


Vai publicar algo no facebook 
e não coloca etiqueta?

Imagine que quer 
       » ler de novo, 
       » encontrar ou 
       » partilhar essa mensagem mais tarde...

Se colocar uma etiqueta, será mais fácil!

Se vai postar algo no facebook sobre futebol
                               => coloque a etiqueta #futebol

se vai publicar um vídeo do desfile de carnaval
                               => coloque a etiqueta #carnaval

Não precisa de colocar a etiqueta no início ou no fim 
- pode integrá-la no texto.
Basta escrever o caratere cardinal (#) e uma expressão - de seguida, sem espaços - que o facebook assume, de imediato, a etiqueta.

o que é isso de 'etiqueta'?


 
Uma ‘etiqueta’ ou ‘tag’ é uma forma de marcar um conteúdo (postagem, imagem, artigo, vídeo), indicando que esse conteúdo está relacionado com determinado assunto, identificado pela etiqueta.

É uma palavra-chave, termo ou expressão que vai permitir classificar a informação disponibilizada, agilizando o acesso das pessoas aos recursos disponíveis.

Nas redes sociais (Google+, Facebook,…) e nos sites de hospedagem de blogues existem ferramentas com esta finalidade, ainda que tenham pequenas variações na forma de serem usadas – alguns sites permitem maior flexibilidade na escolha de tags, outros têm regras mais restritas (permitindo ou não o uso de maiúsculas e acentuação, por exemplo).

O uso de uma mesma etiqueta em diferentes recursos, ou em diversas postagens num mesmo espaço, permitirá que todos sejam associados, conectados pela tag e acedidos clicando na mesma.

Bem-vindos ao #etiqueta!



A web é um espaço que cresce exponencialmente, surgindo mais informação a cada dia. No início, só alguns especialistas conseguiam inserir conteúdos e estes eram estáticos; atualmente, temos uma web dinâmica e participativa, onde cada um de nós pode criar e partilhar conteúdos.
Contudo, a grande quantidade de informação pode provocar demasiada dispersão da atenção e demora no encontrar de publicações sobre uma temática específica.

Em contexto educativo a utilização da web é importante como meio de acesso à informação e como meio de comunicação e produção de artefactos educativos, quer por ensinantes quer por aprendentes. Assim, sendo utilizados meios que permitam uma maior fluidez no uso – por exemplo num trabalho realizado com o apoio de redes sociais, num blogue de turma – haverá maior ganho e motivação.

A utilização de etiquetas ou tags permitirá organizar conteúdos e criar caminhos para o acesso facilitado aos mesmos. No #etiqueta vamos abordar essa utilização e apresentar exemplos úteis em diversos contextos.

Para aqueles que queiram saber um pouco mais de tagging e folksonomias, deixaremos alguma informação e acesso a artigos sobre a matéria.